segunda-feira, 25 de julho de 2011

Se você não sabe o que fazer, recorra aos livros

Eu amo livros, realmente adoro ler, mas não se enganem, clássicos portugueses que contém vinte páginas da descrição da soleira da porta não fazem meu gosto. Nem livros de auto-ajuda, nem livros... estou divagando já, pois não foi por isso que dei início a esse post.
Mas ao possível leitor desse blog quero dizer que, sim eu gosto de ler e gosto de citações, inclusive aquelas que trazem de certa forma algum entendimento sobre algo que está me perturbando naquele momento. E como ando "perturbada" ultimamente e busquei, mais uma vez, um pouco de esclarecimento e paz nos livros resolvi partilhar o que encontrei dessa vez.


Conhece-te a ti mesmo.

INSCRIÇÃO NO TEMPLO DE APOLO EM DELFOS

Sócrates: Eu, de minha parte, certamente não disponho de tempo para a tarefa, e digo-le o porquê, meu amigo. Eu ainda não pude, até este momento, "conhecer-me a mim mesmo", como a inscrição em Delfos recomenda, e, enquanto durar esta ignorância, parece-me ridículo investigar assuntos remotos e alheios. Consequentemente, não me preocupo com tais coisas, mas aceito crenças correntes sobre elas, e dirijo as minhas investigações, como acabei de dizer, para mim mesmo, a fim de descobrir se sou de fato uma criatura mais complexa e inflada de orgulho que Tifão, ou um ser mais gentil, mais simples, que os céus abençoaram com uma natureza serena e não tifônica.

PLATÃO (séc. IV a.C.)

[GIANETTI, Eduardo. III - 1.Autoconhecimento e auto engano. O Livro das Citações. Cia das Letras. pág. 151]

Nenhum comentário:

Postar um comentário